A robótica está avançando a olhos vistos. Está presente em vários setores da sociedade, tornando os processos mais precisos, automatizando as indústrias e otimizando a produção.
Essa ciência também está ajudando na educação dos jovens brasileiros. O colégio Santa Teresinha, da cidade de Formiga, polo tecnológico do Centro-Oeste Mineiro, promove, há 12 anos, o Torneio Interno de Robótica, em parceria com o Torneio Brasil de Robótica.
Como uma empresa de tecnologia, a Avante acredita no quanto o desenvolvimento de projetos como esse impulsiona a inovação e prepara a próxima geração de talentos para enfrentar os desafios tecnológicos do futuro.
Por isso, embarcou nesse mundo e patrocinou as equipes Asimov e Unimate, no IV Torneio Interno de Robótica, que aconteceu no dia 30 de setembro. O time Azimov foi o grande campeão, e disputará o torneio nacional em Brasília, no dia …
Outro ponto essencial é que a robótica educacional estimula as chamadas soft skills, que são habilidades como proatividade, espírito investigativo, planejamento, diálogo, pesquisa e tomada de decisões necessárias para a formação do jovem do futuro.
O torneio explora as competências individuais dos participantes no enfrentamento e resolução de problemas no mundo real. Além disso, “estimula o empreendedorismo por meio das soluções apresentadas aos problemas trabalhados, fortalece as habilidades técnicas e científicas individualmente, com o propósito de descortinar os expoentes, e exercitar os domínios da gestão de forma ampla e integrada, fazendo a melhoria contínua dos processos”, ressalta o professor Educação Tecnológica, Sérgio Penna, que está à frente do projeto desde 2018.
A Avante irá continuar na missão de incentivar projetos como esse.
“Patrocínios são a peça chave de qualquer equipe, pois trazem uma tranquilidade. No nosso caso, a Avante é mais que nosso patrocinador, é nosso padrinho”, finaliza Sérgio.